segunda-feira, 11 de junho de 2012

Paralimpíada será a maior da história e tem 10% mais atletas que 2008


A 100 dias das Paraolimpíadas de Londres 2012, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou que a competição será a maior já realizada, com 165 países, 19 a mais que a última edição em Pequim 2008. 

O número de atletas também cresceu em quase 10%. Serão aproximadamente 4.200 competidores. Depois de ter saltado do 14º lugar no quadro de medalhas em Atenas 2004 e nono em Pequim 2008, a meta do Brasil é alcançar o sétimo neste ano, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro.

“Os Jogos Paraolímpicos voltam para casa. Levaremos a Londres a equipe mais bem preparada que já tivemos”, afirmou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
Para a cobertura da maior Paraolimpíada já realizada, o CPB preparou uma operação de comunicação e marketing especial. Já na fase de aclimatação, entre os dias 13 e 25 de agosto, em Manchester, Grã-Bretanha, uma equipe acompanhará a preparação de 15 modalidades (Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de 7, Halterofilismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei Sentado, Bocha, Ciclismo, Futebol de 5, Goalball, Remo e Tênis em Cadeira de Rodas), abastecendo a imprensa brasileira e redes sociais de notícias e imagens.
Em visitas prévias às instalações dos Jogos, o CPB fechou uma sala de imprensa exclusiva para o Brasil, com 200m² e internet com altíssima velocidade, no MPC (Main Press Centre). Com equipe formada por 25 profissionais que trabalharão exclusivamente na geração de conteúdo e imagens para o Brasil, a Operação conta ainda com carros, hotel, hotsite do Brasil nos Jogos e de fotos, grande trabalho nas redes sociais, resultados em tempo real, vídeos diários, um trabalho nunca feito em outras edições.
“Não é apenas nas quadras, campos, pistas e piscinas que somos líderes. O Brasil também é líder em sua estratégia de operação de comunicação e marketing. Nenhum outro Comitê Paraolímpico do planeta investe tanto na área como o Brasil. Tanto que somos referência mundial para palestras, cursos e consultorias para outros Comitês”, destacou o gerente de Comunicação e Marketing do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Frederico Motta.
Em Pequim, foram quebrados 279 recordes mundiais, mais de 3,8 bilhões de pessoas acompanharam as provas pela TV e mais de 3,44 milhões de expectadores lotaram as arenas de competição. A expectativa é que os números sejam ainda maiores em Londres.
O Comitê Organizador dos Jogos divulgou recentemente o recorde na venda de Direitos de Transmissão. Foi gerada uma receita de mais de 10 milhões de libras, valor maior do que qualquer edição anterior da competição. Com isso, os Jogos de Londres terão a maior cobertura das Paraolimpíadas do planeta. A expectativa é de que a audiência ultrapasse 4 bilhões de espectadores.
Para o presidente do IPC, Sir Philip Craven, o aumento de delegações e atletas são a prova de que o Movimento Paraolímpico tem crescido no mundo inteiro.
"Os Jogos Paraolímpicos continuam a crescer em tamanho e estrutura em cada região. A Grã-Bretanha, berço espiritual do Movimento Paraolímpico, receberá a maior edição dos Jogos neste ano. É difícil acreditar que a competição precursora para os Jogos Paraolímpicos ocorreu há apenas 64 anos, no Hospital Stoke Mandeville, com 16 veteranos de guerra feridos, e hoje teremos cerca de 4.200 atletas de elite em Londres”, comemorou.
Em 12 anos, desde a primeira edição dos Jogos, a competição contou com 400 atletas de 23 países em oito modalidades, em Roma, Itália. A partir de 1960, as Paraolimpíadas passaram a acontecer a cada quatro anos, com crescimento do número de participantes e aumento do nível técnico. Desde Seul 1988 os Jogos Paraolímpicos começaram a ser realizados nas mesmas cidades e locais das Olimpíadas, uma tendência que continuará pelo menos até 2020.
Além do recorde no número de atletas e países participantes, já foram vendidos mais de um milhão de bilhetes, número sem precedentes para muitos meses antes da competição. As vendas serão reabertas nesta segunda-feira.
Estreantes
Dezesseis países irão estrear nos Jogos de Londres: Antígua e Barbuda, Brunei, Camarões, Comores, Djibuti, República Democrática do Congo, Gâmbia, Guiné-Bissau, Libéria, Malawi, Moçambique, Coréia do Norte, San Marino, Ilhas Salomão, Trinidad e Tobago e Ilhas Virgens dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário